Análise de Medição de Desempenho

Gestão de Projetos.

Este é o primeiro artigo de uma serie sobre o tema gestão de projetos que irei postar blog.

Hoje iremos conhecer superficialmente esta ferramenta, nós artigos seguinte entraremos mais a fundo.

Análise de Medição de Desempenho é utilizada para medir o Previsto X Realizado durante o projeto, onde e uma ferramenta do processo de Controle de Custos dentro da área de Gerenciamento de Custo do Projeto.

O controle de custos é importante para que possa acompanhar e garantir que o projeto esta caminhando conforme o orçamento previsto, e auxiliar caso o orçamento seja extrapolado.

A principal vantagem deste método e integrar o escopo, na linha do tempo (cronograma), considerando todos os recursos utilizados (custo), para medir objetivamente o desempenho do projeto.

Este método e muito utilizado pelo Departamento de Defesa do governo Americano para controle de progresso de custo e tempo.

O PMI recomenda o uso da técnica EVA (Earned Value Analysis), em português TVA (Técnica do Valor Agregado) para a medição de desempenho, o qual iremos abordar nestes artigos.

O EVA compara o Valor Agregado (EV) com o Valor Planejado (PV) e com o Custo Real do projeto (AC).

O que é o EV?
É o valor do trabalho realmente realizado, onde trabalho realizado é o progresso físico do projeto.

O que é o PV?
É o custo orçado ou planejado do trabalho a ser realizado.

O que é o AC?
O custo total da realização do projeto até um determinado momento

Os valores EV, PV, AC são usados em conjunto para fornecer medidas de desempenho que indicam se o trabalho esta sendo realizado conforme o planejado em algum momento determinado, As medidas mais comuns utilizadas são Variação de Custo “Cost Variance(CV) e Variação de Prazo “Schedule Variance(SV).

Esses dois valores CV e SV, podem ser convertidos em indicadores de eficiência para refletir o desempenho de custos e de prazos de qualquer projeto.

– Índice de Desempenho de Custo ‘Cost Performance Índex” (CPI).
– Índice de Desempenho de Prazo ‘Schedule Performance Índex” (SPI).

Agora que já conhecemos as medidas e os indicadores, iremos conhecer as estimativas (previsões).

As estimativas ajudam avaliar os custos ou a quantidade de trabalho que serão necessárias gastar para terminar determinadas atividades ou o projeto.

As estimativas são:
BAC – Budget at Completion – Orçamento total do projeto.
ETC – Estimate to Complete – Estimativa para o termino, é o quanto falta gastar no projeto para finalizá-lo.
EAC – Estimate at Completion – Estimativa no termino, é a previsão mais provável do custo total do projeto no futuro, baseada no seu desempenho até o momento.
VAC – Variance of Completion – Variação no termino, é a previsão mais provável da variação entre o custo total do projeto é o orçamento previsto originalmente.

Hoje aprendemos quais ferramentas podemos utilizar para analisar o desempenho do projeto, nos próximos artigos irei explicar como calcular estas medidas, índices e previsões.

Abraços.

Wilson Cavalcante

Bibliografia:
BARBOSA, C. Análise de medição de desempenho. In: Gerenciamento de Custos em Projetos 2° Edição: Editora FGV, 2008, p-95-123.
PMI. Análise de medição de desempenho. In:Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) 3° Edição: Project Management Institute , 2004, p-157-171.

Comentários estão fechados.